quinta-feira, 20 de outubro de 2016

TENDA PAULO FREIRE
DIVERSIDADE E ALTERIDADE:
DIÁLOGO E CUIDADO EM SAÚDE
Levar um pouco de experiencia e a importância da Doula. (GD)


MUITA CONVERSA DIALOGADA, APRENDIZADO.

OFICINA - PLACENTA

Muito bom conhece-las, Silveria, Vanja e Maria Suely

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pesquisa dos nascimentos
 A humanização do parto é um direito da mãe e do bebê, esta garantido pela Lei mais importante do nosso país, a Constituição da República, que estabelece a dignidade da pessoa humana como fundamento. Daí vêm os direitos humanos, dentre os quais se destacam o direito à saúde, à não violência e à maternidade segura. É também um direito garantido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que emite documentos indicando normas de boas práticas para o parto, e alerta para o risco de intervenções que, quando feitas sem correta indicação, podem colocar em risco a vida da mãe e do bebê. A humanização do parto está focada no respeito às escolhas da mulher, no direito a um atendimento digno, respeitoso e sem qualquer tipo de violência. Os conceitos da humanização do parto devem estar presentes em todos os locais de assistência à gestante: em um hospital público, privado, em uma casa de parto e até numa residência. O que importa é que sejam adotadas práticas que garantam o direito à informação e às escolhas da mulher.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Doula

Doula quem és tu?
Doula - profissão reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) sob nº 3221-35 profissional que oferece apoio físico e emocional para a mulher grávida, antes, durante e após o parto. Tem como função de preparar essa mulher para o parto e fortalecer seu empoderamento para que as mulheres exerçam seu protagonismo no processo de gestar, parir e amamentar.
De que forma a Doula atua?
Antes do parto: com o casal diálogos, esclarecimento de dúvidas relacionado ao período da gestação parto, pós-parto e amamentação. Auxilia o casal a montar o plano de parto. Durante o parto: estará apoiando os desejos do casal de acordo com o plano de parto, a Doula não toma decisão pelo casal, nem interfere nas atividades técnicas da equipe, estará presente para acolher a mulher no conforto físico e emocional.

Da mesma maneira na atenção a família também, para que o parto seja um momento positivo de conexão com o momento e transformador.
O momento de chamar a Doula tem que ser decidido pela mulher, pode ser nos pródromos, mas normalmente ocorre na fase latente do trabalho de parto, que é quando as contrações ficam um pouco mais fortes

Doula no pós-parto
Ajudam na amamentação, a relembrar o parto, a escutar a mulher sobre o que ela quiser falar, seus anseios, inseguranças medos, satisfações, realizações, as adaptações no puerpério, Doula desenvolve vínculos, se torna companheira numa convivência empática que pendura por vários anos.
A doula faz parte da equipe multidisciplinar.
Trabalha em conjunto com a equipe a mulher que contrata uma Doula, informa seu médico, atualmente ainda existem alguns preconceitos com relação à Doula. Profissionais que conhecem o parto humanizado sabem da importância na presença da Doula.
Acesso da Doula.
No Brasil algumas maternidades são favoráveis à presença da Doula, algumas só deixam uma pessoa entrar, se torna negativo, pois leva a mulher a ter que decidir entre o companheiro e a profissional. As Doula normalmente sabem onde são bem vindas irão informar o casal.
No caso de se tornar uma Cesárea e a Doula
A Doula poderá acompanhar a mulher na cesárea, caso o hospital permita, ou então ficara na maternidade aguardando o termino do procedimento, ajudará no pós-cirúrgico de acordo com a mulher. Só saíra depois de permanecer um período junto da mulher.
Doula – Vantagens.
No Brasil as taxas de cesariana são extremamente alarmante, em algumas maternidades passa de 90%, se torna um grande desafio para as mulheres que desejam o parto humanizado, ter uma Doula nesse caso se torna de extrema importância, pois a Doula sugere varias informações as mulheres baseado em evidencias cientificas, fortalece o empoderamento da mulher, para que ela consiga resgatar seu protagonismo, o conhecimento favorece a não cair numa desnecessária. A decisão deve ser da mulher, a escolha da forma como ela deseja parir é da mulher, procedimento somente com indicações reais e não fictício de cesárea.
Doula – para quem.
Todas as mulheres têm direito a ter uma Doula, estão sempre ao lado do parto humanizado, quando a mulher estiver na busca de parto com respeito e acolhedor, Doula tem conhecimento das equipes e dos profissionais na sua região.
Onde encontrar uma Doula.
Procurar informações em grupos que apoia o parto humanizado, na internet, alguns sites, blogs.
Qual o valor da Doula.
- Existem Doulas Voluntarias
- Existem as Doulas Remuneradas (os valores variam de R$ 500,00 A R$ 1.500,00).

                                                                                                                                       Doula Mari

Divulgação da Roda de Conversa GD